Fixação é uma questão que deixa algumas pessoas com a pulga atrás da orelha, até porque quando fazemos a tão sonhada micro, queremos o resultado impecável, e falhas na fixação é um risco que não queremos correr, não é mesmo?
Em alguns casos, após o período de cicatrização, o resultado final apresenta um excesso de falhas na fixação do pigmento ou, em casos extremos, o que é mais raro, o resultado final apresenta nenhuma fixação. Mas o que acontece pra algo desse tipo acontecer?
Antes de mais nada, calma! Isso não ocorrerá com você, basta ler esse artigo até o final para entender direitinho quais são os fatores que influenciam na fixação do pigmento e de que forma vamos evitá-los. Então, não se preocupe, pois aqui você entenderá como evitar esse problema.
Vamos lá! Os fatores que influenciam na fixação do pigmento são diversos, porém, o principal campeão ocorre no ciclo de cicatrização.
Cuidados pós procedimento
Após o procedimento, existem cuidados que devem ser tomados durante o período de cicatrização que é de 30 dias, sendo que os cuidados mais intensos são nos primeiros 5 dias. Nestes 5 dias é necessário a utilização de uma pomada especial restauradora e nenhum contato das sobrancelhas com água ou qualquer outro agente externo além da pomada. Além disso, uma higienização periódica da região é necessária, onde somente duas opções podem ser utilizadas, ou lenço de bebê umedecido sem álcool, ou algodão com água filtrada. Qualquer outra opção como álcool, soro fisiológico ou água micelar, por exemplo, comprometem a fixação.
Os cuidados nos 5 primeiros dias são determinantes na boa fixação, pois é exatamente nesse período onde haverá a primeira interação da derme com o pigmento, bem como, o início do fechamento da epiderme.
Após o período de 5 dias, os cuidados tornam-se menos intensos, mas não menos importantes, o uso da pomada é dispensado após os 5 dias e o contato com água e alguns agentes externos como sombra, também já é liberado. Após isso, você só precisa tomar cuidados com exposição ao sol, utilizando filtro solar livre de óleo, não utilizar produtos como ácidos e esfoliantes e cuidar com exposição à água de piscinas que tenham tratamento com cloro. Tomados os devidos cuidados no período de cicatrização, teremos uma fixação perfeita e o resultado impecável está garantido!
Imprudência
Conforme falado no item anterior, existe o ciclo de cicatrização e, neste período, é importante manter a tranquilidade para não cometer nenhuma imprudência que comprometa o resultado. Durante o ciclo de 30 dias, a micro apresenta mudanças de cor e textura que são processos normais da cicatrização da pele. Essas mudanças de cor, algumas vezes, assustam a cliente que pode decidir por fazer algo que não foi indicado pelo profissional, como por exemplo, esfregar a pele ou passar algum produto não permitido, na tentativa de clarear a micro. Ações como essas, comprometem totalmente o resultado final, por isso, fique tranquila durante esse período e saiba que alterações de cor e textura fazem parte do processo. No final, sua micro ficará perfeita, do jeitinho que você queria.
Anemia
Outro fator que pode influenciar na fixação do pigmento é a anemia. A anemia é uma disfunção que provoca a ausência de ferro e outros minerais necessários ao organismo, por isso, quando você tem esse problema, qualquer mínima quantidade dessas substâncias que você consuma, será rapidamente absorvida pelo organismo, na tentativa de suprir essa necessidade causada pela disfunção. Como os pigmentos utilizados na micropigmentação possuem na sua composição minerais orgânicos, na pessoa anêmica, essas substâncias presentes no pigmento são absorvidas pelo organismo de maneira desregular, impedindo que o pigmento permaneça na pele.
Por isso, se você tem histórico de anemia, é importante que esteja devidamente regulada para que o resultado final não seja comprometido.
Técnica
O quarto principal fator que pode influenciar na fixação do pigmento é a técnica utilizada. Muitos profissionais utilizam técnicas mais superficiais, propondo uma maior naturalidade no resultado final. No entanto, é preciso muita precisão para se alcançar a camada correta da pele e obter o resultado desejado, sem comprometer a fixação.
Sendo assim, você precisa se atentar quanto a sua escolha, procure se informar sobre os procedimentos cicatrizados do seu profissional para se certificar que você está escolhendo alguém capacitado.
Embora existam outros fatores menos comuns relacionados a fixação, esses são os principais, mas, se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, entre em contato conosco! Teremos o maior prazer em esclarecer todas as suas dúvidas.
Seguindo as recomendações descritas nesse artigo, tenha certeza que o resultado esperado na sua micro será alcançado e você ficará super feliz com as suas sobrancelhas.